quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

o marketing-mix

O marketing-mix é o conjunto das politicas operacionais que permitem a concretização da estratégia definida e a ligação entre a empresa e os mercados seleccionados. Este é inicialmente composto por quatro variáveis conhecidas como os quatro p’s.

1. Quatro variáveis do marketing-mix:

1.1. Produto
1.2. Preço
1.3. Promotion (comunicação)
1.4. Place (distribuição)


A. Produto

Este é o conjunto de atributos tangíveis e intangíveis apresentados por algo que satisfaz uma necessidade dos clientes que o adquirem ou utilizam.
Assim o comportamento do consumidor proporciona os conhecimentos sobre as necessidades que deve satisfazer o produto em questão, assim como as utilidades que os consumidores procuram nele.

B. Preço

Este é o valor do intercâmbio dos produtos, sendo afectado por variáveis psicológicas que determinam qual o preço que o consumidor está disposto a pagar, que pode ser muito diferente do preço estabelecido através dos custos de produção, ou seja, é um valor que deve estar situado entre o seu custo total e o valor que o cliente lhe atribui e está disposto a pagar.


C. Promotion (Comunicação)

Sendo a comunicação o processo de informação e divulgação dos produtos, serviços e/ou empresa ao consumidor. Sendo por isso o conhecimento das características do consumidor essencial para conseguir realizar mensagens que consigam atingir realmente os alvos de comunicação.

A comunicação inclui também o estabelecimento e a gestão da informação transmitida pela empresa para o exterior_ clientes, distribuidores, outras organizações, público em geral, entre outros.


D. Place (Distribuição)

Sistema que permite a entrega do produto certo, no local certo, no momento certo, nas quantidades certas e com os serviços que são necessários para a venda, consumo e manutenção do produto. As decisões ao nível da distribuição, são todas aquelas que se relacionam com a selecção e escolha dos canais que permitem fazer chegar o produto ou serviço ao consumidor final.


Sónia

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